Curiosidade Think

Você sabia que a Anatel abriu em 2017 um canal de comunicação com os prestadores de banda larga fixa para receber informações sobre o status atual de atendimento dos municípios brasileiros com fibra óptica?

A ideia é coletar dados que permitam a realização de um mapeamento dos municípios que possuem infraestrutura de transporte de alta capacidade para a prestação de serviços de telecomunicações (backhaul).

A lista atual de dados do backhaul será utilizada para a Anatel manter um diagnóstico atualizado da infraestrutura de telecomunicações brasileira, de modo a subsidiar a construção de novas políticas públicas e permitir que os agentes interessados (governos, empresas e cidadãos) possam ter acesso às informações em formato aberto e, assim, fomentar a participação de todos os players do mercado.

As informações disponibilizadas na lista atual de dados do backhaul são de 2017 e foram obtidas junto às empresas e algumas associações de prestadoras de serviços de telecomunicações que fornecem acesso de banda larga. No mapa abaixo, após clicar em um estado, é possível verificar onde há infraestrutura de backhaul de fibra óptica em cada município.

Leia mais: http://www.anatel.gov.br/setorregulado/mapeamento-de-redes

Fonte: ANATEL

Top