BLOG

Epon x Gpon: Conheça as diferenças e saiba qual usar

O que são o EPON e GPON

 

Para entender melhor o que é EPON e GPON precisamos conceituar a tecnologia por trás dessas duas modalidades de implantação de rede: A fibra óptica.

 

A internet de fibra óptica é uma versão de conexão de rede de internet capaz de transmitir dados na velocidade da luz. Por esse motivo, precisa ser instalada com cabos de fibra óptica, fabricados em vidro e revestidos com plástico reflexivo.

 

Dentro da conexão de fibra óptica existe uma modalidade chamada PON que, como dito anteriormente, significa “Rede Óptica Passiva”. A PON é utilizada para enviar internet banda larga para clientes finais de provedores de internet.

 

A PON pode funcionar de diversas maneiras, sendo que hoje iremos analisar duas tecnologias muito eficazes para o funcionamento desse tipo de rede: A EPON e a GPON.

 

Principais diferenças

 

Existem diversas diferenças entre a EPON e a GPON, mas a principal delas está na rapidez com que essas duas tecnologias fazem a transferência dos dados. No caso da EPON a velocidade é simétrica, sempre de 1.25 Gbps, sendo que isso vale tanto para Downstream quanto para Upstream.

 

Já a GPON funciona de uma maneira um pouco diferente, ela é assimétrica. De modo que a velocidade de transferência é alterada de acordo com a função. Para Downstream a velocidade é de 2.50 Gbps e para Upstream a velocidade é de 1.25 Gbps.

 

Outra diferença entre essas duas tecnologias é a capacidade que cada uma possui. Enquanto a EPON pode ter apenas 64 clientes por ponta PON, a GPON suporta até 128 clientes.

 

Além disso, o tamanho dos pacotes também é variável. No caso da EPON são 1578 bytes por pacote. Já na GPON esse número parte de 53 bytes e pode chegar a 1518 bytes.

 

Em relação às divisões, a EPON conta com três possibilidades um pouco mais modestas de 16, 32 ou 64 divisões. Já a GPON permite que a divisão seja feita em 32,64 ou 128.

 

A compatibilidade da EPON e da GPON também muda. Enquanto a primeira conta com uma tecnologia de Ethernet e pode ser compatível com diversos fabricantes, a segunda utiliza o ITU-T que não é empregado em compartilhamento com outros fabricantes.

 

Vantagens e Desvantagens

 

Agora que já sabemos as diferenças de cada uma dessas tecnologias, vejamos as principais vantagens e desvantagens do uso da EPON e da GPON.

 

Em relação à EPON, uma de suas principais vantagens é a questão dos valores cobrados pela sua utilização. Isso ocorre, uma vez que a tecnologia já é mais consolidada no mercado, além de ser fabricada por chineses e japoneses, o que barateia o seu custo. Nesse quesito a GPON sai perdendo, pois é mais cara.

 

Um ponto importante é que a longo prazo a GPON pode sair mais barata. Por ter uma tecnologia mais nova e avançada, a GPON não demanda que novos investimentos sejam realizados caso a demanda do provedor aumente.

 

No caso da EPON existe essa desvantagem, já que com o aumento do número de clientes e de suas exigências, serão precisos novos equipamentos para suprir essa demanda. Assim, neste ponto a GPON é bem mais eficiente e tem um menor custo a longo prazo.

 

Outra vantagem da EPON é a desnecessidade de encapsulamentos ou conversões quando ela está conectada a uma rede igual, por exemplo. Isso acontece devido a sua característica de ter pacotes com tamanhos únicos de 1518 bytes. Já a GPON precisa dessas mudanças, o que pode ser considerada uma desvantagem.

 

A GPON conta com maior velocidade de transferência, o que é uma excelente vantagem. Os valores chegam a dobrar em comparação a EPON. Por conta disso o custo por porta é menor na GPON, o que pode ser classificado como uma desvantagem da EPON.

 

Outro ponto em que a GPON sai ganhando é a capacidade, já que permite que um número bem maior de clientes utilizem o mesmo PON. O rendimento da banda também é melhor na GPON, chegando a 93%. Portanto a EPON sai em desvantagem nesse aspecto, já que o seu rendimento é de apenas 67%.

 

A EPON é mais utilizada em ambientes onde não há tanta demanda, ou seja, em operações menores e não tão elaboradas. Já a GPON é mais utilizada em operações de grande porte, em que é necessária uma tecnologia um pouco mais completa, com mais de um serviço agregado, por exemplo.

 

Como fazer a melhor escolha

 

A partir de tudo o que foi abordado, fica claro que a escolha entre EPON e GPON varia muito de acordo com o que está se buscando. Não existe uma opção melhor ou pior em um primeiro momento. O que existe é uma demanda diferente, de modo que cada local pode aproveitar melhor uma ou outra tecnologia.

 

Além disso, é essencial que se diga que a as duas tecnologias podem funcionar ao mesmo tempo para prestadores desse serviço. É possível que parte dos clientes possuam EPON e parte dos clientes utilize a rede da GPON. Isso permite que a empresa verifique a necessidade de cada cliente e aplique a tecnologia que melhor se adequar em cada caso.

 

Portanto, antes de escolher entre EPON x GPON, o ideal é que se faça uma análise detalhada do que o cliente precisa. Não é essencial utilizar a GPON se a capacidade e a velocidade do serviço não for alta, podendo assim realizar uma economia. Ao mesmo tempo, não vale a pena economizar e não contar com esses mesmos aspectos caso o cliente precise.