BLOG

Rompimento de cordoalha: você já passou por isso?

Você sabe o que é o rompimento da cordoalha? O que é e para que serve a cordoalha? Sabe quais problemas podem ser enfrentados com esse rompimento e o que pode acarretar?  Neste post vamos ensinar o que é a cordoalha e o que é esse problema de rompimento, discorrer sobre os diversos motivos para esses acontecimentos, bem como também as melhores maneiras de se prevenir e evitar tal transtorno. Acompanhe abaixo o post e entenda, informe-se e aprenda mais sobre o assunto!

 

O que é a cordoalha?

 

Antes de explicar quais são os problemas que podem acarretar no rompimento da cordoalha, precisamos definir bem o que é a cordoalha. Ela nada mais é do que um elemento estrutural empregado para a sustentação, que é utilizado nas redes aéreas que fazem a fixação e junção de alguns acessórios e equipamentos, mas, principalmente, sustentação, união e fixação de cabos de telecomunicações.

 

Tipos de Cordoalha

Existem dois tipos de cordoalhas mais utilizados hoje em dia. O primeiro tipo corresponde às cordoalhas de aço e o segundo, por sua vez, as cordoalhas dielétricas. As cordoalhas dielétricas vêm ganhando muito mais espaço e importância, pois são mais modernas e possuem diversas vantagens.  

As principais vantagens dessas cordoalhas dielétricas podem se definir por serem mais fáceis, rápidas e ágeis de se montar ou realizar a manutenção em relação as cordoalhas de aço, devido ao seu peso ser muito mais leve, porém rígido, além de dispensar usos de ferramentas mais robustas e especiais para realizar o corte do cabo, facilitando o trabalho do técnico na montagem ou manutenção de redes de telecomunicações.

A cordoalha dielétrica possui um isolamento elétrico que existe no material dela, o qual facilita e torna mais seguro o trabalho do profissional que trabalha com este equipamento, pois esse isolamento elétrico diminui os perigos e riscos da energização da rede.

Outra grande vantagem da cordoalha dielétrica é que elas não precisam de pontos de aterramentos, diferente da cordoalha de aço que necessita para evitar grandes descargas elétricas. Portanto, isso também, mais uma vez, traz maior segurança ao profissional de campo.

 

Modelos de cordoalhas dielétricas

Separamos aqui alguns exemplos de cordoalhas dielétricas muito utilizadas nas redes de cabos de telecomunicações.  

Modelo de cordoalha FA: Um modelo construído com feixes de fibra aramidas, tornando-a mais flexível, maleável e dobrável. Por sua vez, suportam menos quantidade de energia em comparação a FRP.

Seu peso é bem mais leve e muito flexível, pesando apenas 30 kg por quilômetro, dessa forma, pode ser transportada por meio de rolos.

Modelo de cordoalha FRP: Esse modelo, além de suportar incríveis 1.000 KGF, foi construído para ser mais resistente na hora da instalação, mais rígido e resistente à tração. Sua sigla significa Fibra de Vidro Impregnada com Resina, por isso o nome de modelo FRP.

Sua massa é mais pesada, resultando aproximadamente 43 kg por quilômetro, e por ser mais rígida, faz-se necessário ser transportada por meio de bobinas.

Ambos os modelos possuem suas semelhanças, como por exemplo, possuem o mesmo diâmetro externo de 6.4mm. Dessa forma, pode-se usar os mesmos acessórios para ambas as cordoalhas, como as alças pré-formadas.

 

Reparo deve ser feito por Profissionais da Área

É importante lembrar que em casos de rompimento de cordoalhas, profissionais da área precisam reparar, tendo em vista que não é qualquer um que pode simplesmente subir ao poste e corrigir o problema. Por passar níveis de tensão altos pelos fios, existe risco de graves acidentes e mortes. Portanto, certifique-se de deixar o trabalho em mãos de um bom profissional.

 

Motivos de Rompimentos

O rompimento dos fios pode se dar por diversos fatores, desde problemas mais simples ou até mesmo por conta de eventos mais sérios e problemáticos, como desastres naturais e outros.

 

Automóveis altos e pedestres

O motivo mais comum ocorre por conta de automóveis altos ou com objetos altos que podem chegar a atingir e entrar em choque com os fios, rompendo-os ou até mesmo linhas de cerol de pipas que, com grande atrito, podem chegar a cortar ou romper os fios.

Para que isso não ocorra, em certos casos se faz necessário sinalizar com placas e avisos as regiões mais movimentadas com tráfego de veículos altos e pedestres, tendo em vista a alta tensão e o risco de acidentes.

 

Chuvas e tempestades

Outras causas e eventos que podem acontecer para o rompimento ocorrem em períodos de chuvas e grandes tempestades. Nesses casos, existe o risco de raios causarem curto-circuito que podem acarretar incêndios ou na queda de árvores e galhos os quais podem cair em cima de postes e fios.

Nesse caso, é importante instruir o profissional que está instalando as cordoalhas a respeito dos riscos que podem prejudicar aquela instalação mais para frente. Com a notificação, mudanças podem ser sinalizadas e providências podem ser tomadas para a prevenção.

 

Árvores, arbustos e objetos próximos

A poda de árvores e averiguação de objetos próximos à rede elétrica podem evitar grandes acidentes. Verificar se não possuem estruturas irregulares e arbustos, árvores, galhos próximos dos postes é uma ação de extrema importância.

Dessa forma, também se faz necessário o acionamento de um profissional da área certificado, pois podas próximas às redes elétricas são perigosas e podem trazer riscos a quem está realizando a poda ou aos pedestres que passam por perto.

 

Excesso de peso

Outro problema sério a ser tratado é o peso que o equipamento suporta. O técnico local precisa avaliar se todo o equipamento que está passando pelos cabos excede ou não a capacidade máxima de peso.

Ao exceder a capacidade máxima, os fios ligados podem se romper e causar sérios danos à saúde de pedestres, além de perder os produtos.

Portanto, certifique-se de instruir os técnicos a avaliarem eventualmente a capacidade de carga que os equipamentos estão suportando, a fim de evitar tais rompimentos.

 

Conclusão

Agora que você já sabe o que são cordoalhas, seus diferentes tipos, o que é o rompimento de cordoalha e seus diversos problemas, pratique e utilize as dicas dadas acima para evitar ter problemas e dores de cabeça!